Em 2010, os argentinos correm o risco de ficar sem as suas maiores paixões: futebol e carne vermelha. No futebol, depois de tomar um baile do Brasil no último sábado, a seleção argentina perdeu ontem para o Paraguai em Assunção, deixando Maradona atônito ao lado do campo com aquela cara de tia velha. Deu pena de Dom Diego: clique aqui para ver no YouTube.
GUERRA EM MONTEVIDEO Agora, a Argentina precisa vencer os próximos dois jogos. Contra o Peru, em Buenos Aires, dia 10 de outubro, que deve ser um "juego tranquilo, tranquilo". No dia 13, em Montevidéu, pega o Uruguai. Aí a coisa complica. ADIÓS PARILLAS Não bastasse o risco de ficar fora da Copa, os argentinos também vão ter que reduzir o consumo de parilladas em 2010. A forte seca no pampa úmido deste ano no pampa úmido reduziu o maravilhoso rebanho de hereford e angus. Resultado: o consumo de carne bovina, historicamente de 70 kg per capita, deve cair para 50 kg em 2010 e 2011, a menos que nossos vizinhos resolvam importar a dura carne de nelore brasileiro.
UNAMINIDADE BURRA? Enquanto cientistas e as lideranças políticas de todo o mundo prepararam a COP-15, a Conferência sobre mudanças climáticas da ONU que pretende buscar uma forma de deter o aquecimento do Planeta, o zóologo alemão Joseph Reichholf diz que tudo bobagem. "O aquecimento global vai ser bom para a Terra", afirmou em entrevista à Época desta semana. "O calor tem um lado positivo. Neste inverno, a chuva aumentou no Deserto da Namíbia. Algumas dunas ficaram verdes. Nos últimos dez anos, o Saara está encolhendo. A Caatinga brasileira ficou mais seca nas eras de clima frio. O aquecimento global pode aumentar as chuvas na região", disse Reichholf. Cabe relevar. Como disse Nelson Rodrigues, toda unaminidade é burra.
BURRINHO PARA GUARULHOS Irritado com as críticas dos urbanistas à ampliação da Marginal do Tietê, considerada um erro histórico, o governador Serra rebateu: "Qual é a proposta deles? Destruir as marginais? E o pessoal vai andar de burrinho para ir a Guarulhos?", ironizou. O projeto da Nova Marginal, que prevê mais pistas para os carros, vai na contramão da tendência mundial de recuperar e despoluir os rios das grandes cidades, como ocorreu em Londres, Paris, Viena, Lisboa e, recentemente, em Seul.
BOM DIA, CAVALO! Quem fala demais dá bom dia a cavalo, costuma dizer o meu pai, com a experiência de seus 85 anos. Lula pediu urgência/urgentíssima no pré-sal, voltou atrás, pediu de novo e agora recuou. No caso da compra dos caças, o presidente também criou uma baita confusão.