Até no futebol, ninguém aguenta uma canelada, e basta um xingamento mais agressivo, uma cabeçada, e pronto, a coisa vai parar na Delegacia, quando não vira processo judicial.
Mas chato mesmo é aguentar o tal do mundo coorporativo. Hoje existem até comentaristas na mídia para ensinar os funcionários a lidar com os seus chefes, seus colegas de trabalho e até dar palpite sobre quantos cafezinhos a gente pode tomar.
Para compensar um pouco esta caretice toda, resolvi publicar os 9 passos de um Manual de Sobrevivência no Emprego. Não posso dar o crédito, porque não sei quem é a fonte. Ai vai...
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA NO EMPREGO – 9 PASSOS
Pessoas com documentos nas mãos parecem funcionários dedicados indo para importantes reuniões. Pessoas com nada nas mãos parecem estar indo tomar um cafezinho. Pessoas com um jornal nas mãos parecem estar indo ao banheiro. Acima de tudo, carregue muitas pastas para casa à noite, gerando a falsa impressão que você trabalha muito mais do que deveria.
2. USE O COMPUTADOR PARA PARECER OCUPADO
Qualquer hora que você está usando o computador parece “trabalho” para um observador casual. Você pode mandar ou receber e-mail pessoais, bater papo no MSN e geralmente causar uma ótima impressão apesar de não estar fazendo absolutamente nada relacionado ao seu trabalho. Este não é exatamente o benefício a que a revolução global se propõe, mas não é nada mau. Quando você for surpreendido pelo seu chefe, e você vai ser com certeza, sua melhor defesa é dizer que estava estudando um novo aplicativo e, assim, poupando milhões de dólares em treinamento para empresa.
3. MESA BAGUNÇADA
Funcionários não podem sair do escritório deixando uma mesa organizada, porque isso dá a impressão de não ter nada para fazer. Construa enormes pilhas de documentos e deixe-as à vista. Para quem olha, o trabalho do ano passado é o mesmo que o deste ano; o volume é o que conta. Empilhe-os bem alto. Se você souber que alguém vai ao seu “cubículo” esconda os documentos que você vai precisar e quando a pessoa chegar finja procurá-los com afinco.
4. SECRETÁRIA ELETRÔNICA
Nunca, mas nunca, atenda ao telefone se você tiver uma secretária eletrônica. Colegas de trabalho, principalmente aqueles que querem uma promoção, não te ligam para simplesmente conversar, eles te ligam para te dar algum tipo de trabalho, não tem jeito. Direcione todos os telefonemas para a secretária eletrônica. Se alguma mensagem deixada soar como um pedido de trabalho, responda durante a sua hora de almoço, quando você sabe que a pessoa não estará lá, assim parece que você trabalha duro e conscientemente, mesmo parecendo um pentelho por ligar nessa hora.
5. DÊ A IMPRESSÃO DE ESTAR IMPACIENTE E IRRITADO
De acordo com George Costanza, personagem da série Seinfeld, a pessoa deve sempre tentar parecer impaciente e irritado para dar a impressão aos chefes que está sempre ocupada.
6. SAIA DO ESCRITÓRIO TARDE
Sempre saia do escritório tarde, principalmente quando o seu chefe estiver por perto. Você pode ficar lendo as revistas e os artigos que sempre quis ler mas não tinha tempo, use esta hora para fazer isso. Assegure-se de passar pela sala do seu chefe antes de ir embora, bem tarde. Mande e.mails importantes nas horas mais esdrúxulas ( ex.: 21:35, 7:05, etc.) e durante os feriados também.
7. SUSPIRE PARA PROVOCAR IMPACTO
Suspire alto quando tiver várias pessoas por perto, dando a impressão que você está sob forte pressão, isso chama a atenção beneficamente.
8. BAGUNÇA ESTRATÉGICA
Não basta empilhar documentos e pastas na mesa de trabalho. Você também precisa espalhar livros e pastas pelo chão ( manuais de informática são uma ótima ideia, pois fazem volume e dão impressão de pesquisa).
9. APRENDA VOCABULÁRIO TÉCNICO
Leia algumas revistas de informática e decore todos os jargões dos novos aplicativos. Quando estiver conversando com seu chefe, use estar frases confortavelmente. Lembre-se que ele não precisa entender o que você está dizendo, mas simplesmente ficar impressionado com o seu “conhecimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário