quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CNA e MDA "plantam" na mídia discursos jurássicos

Mal saíram os números do Censo Agropecuário do IBGE, relativos a 2006 (demorou
hein!), e as torcidas organizadas do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e da CNA (Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil) já partiram para o confronto, "plantando" seus discursos jurássicos na mídia. Aquela tal história batida e ultrapassada: a agricultura empresarial é mais moderna e eficiente do que a familiar; a familiar é mais justa e boazinha que a empresarial.Parece até enredo da novela das oito.

Veja só os releases que eu recebi ontem:

Da CNA: Censo Agropecuário: propriedades reduzem área e aumentam suas matas e florestas naturais/ Agricultura comercial responde por 63% do VBP e agricultura familiar por 37% (clique aqui).

Do MDA: IBGE aponta - Agricultura familiar produz mais em menor área (clique aqui).

Isto me lembra meus tempos de esquerda e direita do movimento estudantil, na época da ditadura. Mas hoje isto é briga boba e sem sentido. MDA e CNA deveriam estar preocupados em defender a agricultura brasileira, seja pequena, média ou grande, e não seus cupinchas políticos. Há espaço no Brasil para as duas agriculturas. Para a familiar, que dá trabalho e emprego a milhões de pessoas pelo Brasil afora, produz 70% do nosso feijão e deveria inclusive receber mais apoio das grandes instituições do agronegócio (Abag, CNA, SRB e outras). E para a empresarial, eficiente e competitiva, responsável pelos excelentes resultados da nossa balança comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário